terça-feira, 11 de agosto de 2009

-O EFEITO ESTUFA O AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS. (MODULO 4)

o aquecimento do nosso planeta ocorre por causa da incidência da radiação solar que atinge a superfície terrestre . A maior parte desse calor acaba sendo absorvida pela superfície, o restante é refletido de volta , aquecendo a atmosfera , enquanto uma parte menor escapa parao espaço cósmico . desse modo , a atmosfera terrestre funciona como uma grande estufa natural, retendo parte do calor que asuperfície reflete.

-O AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUENCIAS SOBRE O CLIMA
o aquecimento global desperta grande inquietação em muitos cientistas e pesquisadores que estão preocupados com as possíveis consequencias que o aumento da temperatura pode provocar no clima da terra . O aquecimento global pode afetar diretamente o equilibrio térmico da terra , provocando mudanças climaticas em todo o planeta.

-A LEITURA GEOGRÁFICA EM DIFERENTES LINGUAGENS
o estudo de certos fenômenos geográficos , como temos visto nos módulos anteriores , exige análise de informações que podem ser encontradas em diferentes linguagens . Assim , se pretendermos realizar um estudo que ocorrer á leitura de textos sobre o tema em questão .


- O FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA
Gases tóxicos , como dióxido de enxofre e áxido nitrico são lançados na atmosfera por indústrias e pelos escapamentos dos automoveis .Ao se juntarem com o hidrogênio presente na atmosfera na forma de vapor d'água , dão origem á chuva ácida ou seja , a uma água com teor de ácido sulfúrico e ácido nitrico.

- O MAPA DA DEVASTAÇÃO

destruição das florestas , contaminação das águas , poluição do ar e desentificação dos solos são alguns dos exemplos da intensa degradação ambiental a que assistimos atualmente e que pode ser observada em todo o planeta .A poluição atmosferica causada pela queima de combustíveis fósseis , por sua vez é mais intensa nos países mais industrializados e urbanizados como , estados unidos alemanha e japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário